sábado, 28 de fevereiro de 2009

La Tentation Du Christianisme - Jean-Christophe Blaser

Por vezes a utilização de alguns simbolos de conotação religiosa são perturbadores da ordem estabelecida. Os fundamentalismos envolvem muitos e diversificados grupos e originam censuras e proibições. Esquecidas ficam então muitas das razões que motivam a própria criação.


Foto de Carol Castro na Playboy é censurada (Ed. Brasil)
A “Playboy” de Agosto, com Carol Castro na capa, foi censurada. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio, a revista foi proibida na segunda-feira pelo juiz Oswaldo Henrique Freixinho da 29ª vara Cível do Rio de Janeiro. Segundo decisão do juiz, a editora não pode mais mandar para as bancas novas revistas com a foto que Carol, seminua, segura um terço em uma das mãos, sob pena de multa diária de R$ 1.000. Segundo o presidente do Instituto Juventude Pela Vida, Paulo de Heráclito Lima, “Carol Castro não precisava deste subterfúgio para se promover. Ela é ótima atriz e linda, a foto foi desnecessária”. E continua: “Defendemos o bem da sociedade brasileira, não se pode banalizar os bons costumes”, afirma. Quanto à decisão judicial, o advogado do caso, Renato Beneduzi, acredita que a viuvez de Dona Flor, personagem em que o ensaio foi inspirado, poderia ter sido representada através de outros símbolos que não o terço. “A foto fere o sentimento religioso, que é assegurado pela Constituição”.

FOTO de Carol Castro na Playboy é censurada. Super Notícia, Belo Horizonte, 27 de agosto de 2008, seção Variedades. Disponível em <http://www.supernoticia.com.br/noticias/?IdNoticia=16167>. Acesso em 23 de setembro de 2008. (in http://oreinodedeus.wordpress.com/2008/09/25/carol-castro-cristaos-mostram-aversao-ao-s/)

Um texto com interesse justificado no endereço:

http://www.elysee.ch/fr/education/articles/article/back_to/articles/feed/la-tentation-du-christianisme/



Gostava de disponibilizar um endereço com o texto em português mas tal não é possivel.
O interesse deste texto assim me motivou, espero que muitos sejam os que consigam em francês absorver o contexto do mesmo.

Sem comentários: