sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Importância do Processo Fotográfico

Muitas dúvidas por vezes atacam os que ao ensino da Fotografia estão ligados. A velocidade a que hoje sucedem as mudanças tecnológicas baralham os mais prevenidos. Por mim sempre assumi a defesa do ensino do conhecimento a que o processo fotográfico está ligado. A fotografia digital sendo tecnologia que favorece a execução de tarefas que de outra forma seriam prolongadas e em tempo cada vez menos útil não pode ser entendida como dominadora sobre uma aprendizagem ancorada em conhecimentos mínimos de anteriores processos.
Assim aqui fica um trabalho que deixo à consideração dos interessados.

1 comentário:

Unknown disse...

Pessoalmente considero que qualquer curso de fotografia devia contemplar o ensino da técnica que antecedeu a era digital na fotografia. Qualquer fotógrafo deve saber o que raio é uma película e como tudo nela se processa. Eu, que fotografo em digital, considero que não tiro fotografias, tiro meras imagens. Uma fotografia é algo fisico. O digital não nos dá essa oportunidade, excepto quando imprimimos. Mas, será o processo de impressão algo tão mágico como o de revelação e ampliação de película? Eu penso que não.

Como fotógrafos, nunca nos devemos esquecer do passado que levou a fotografia (apesar de eu pertencer a uma era digital) e o analógico é algo que nunca, mas nunca me vai deixar de impressionar e interessar, ao contrário do digital.

Considero, claramente, que a era digital deixou um buraco na arte fotográfica dificil de reparar.