terça-feira, 10 de maio de 2011

Fotografia Estenopeica -

A DECOMPOSIÇÃO IMAGÉTICA DAS FOTOGRAFIAS COM PINHOLES:
A IMAGEM PELO BURACO DE UMA AGULHA
FÁBIO GOVEIA

Dissertação de Mestrado
submetida ao corpo docente  do
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura




"Este trabalho tem como objeto de estudo a produção de fotografias por meio de câmeras de orifício ou pinholes. Um aparato despojado que cria possibilidade de subversão da busca pela representação da realidade de maneira fiel, fato que esteve presente nos anseios humanos desde os primórdios. As imagens feitas com pinholes são capazes de fomentar um novo modelo de visão fotográfica, deslocando o modo de representação: a imagem mais objetiva é aquela que não conta com o auxílio da objetiva (lente). Para além de seu caráter educativo e lúdico, as fotografias com pinhole propõem um outro paradigma de visão do mundo. Para comprovar essa outra forma de ver utilizamos imagens produzidas com latas de leite em pó, caixas de papelão ou até mesmo um pimentão. O olho humano deixa de ser o único lugar da visualidade e o fotógrafo passa a ter um trabalho dialógico com a câmera. Mais que um simples relato desta técnica, a dissertação contempla a produção brasileira de fotografia com pinholes. Utilizando a internet como corpus, a pesquisa de campo descobriu, documentou e disponibilizou informações sobre os fotógrafos brasileiros que usam a rede mundial de computadores para difundir e divulgar a técnica pinhole."

Do "Resumo" da dissertação e que não indo ao encontro de avançada elaboração discursiva no que à Estética da Fotografia Estenopeica diz respeito, é todavia um trabalho que proponho para leitura e análise.

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