sábado, 27 de julho de 2013

Um Olhar Sobre A Fotografia a Partir da Fotografia de Sebastião Salgado


A construção de um olhar dentro da fotografia de documentação : analises de algumas series de Sebastião Salgado
Ana Maria Lima de Moraes

Resumo: O meu projeto pretende refletir sobre a fotografia de documentação, em especial, sobre o trabalho do brasileiro Sebastião Salgado. A reflexão em torno da documentação se deu, primeiro, pela escolha de Salgado, fotógrafo que eu queria me aprofundar mais; segundo, porque diversas vezes ouvi comentários e discussões sobre a validade atual da documentação, em função do deslocamento do real proposto pelas novas tecnologias ligadas à comunicação e à informação. Como para mim, a fotografia de Salgado é muito mais que um discurso social ou um registro social, resolvi investigar o que uma fotografia em geral, e em especial a de documentação, efetívamente nos apresenta. E de que forma Salgado se insere nesse contexto. Dessa forma, escolhi traçar um caminho permeando e me apropriando de alguns conceitos semióticos como método de análise, que me proporcionou analisar claramente os elementos que constituem a linguagem fotográfica utilizada para a construção de uma mensagem visual. O resultado foi uma compreensão maior sobre o trabalho de Salgado e principalmente, sobre a formação do olhar fotográfico trabalhado na documentação. Portanto, meu objetivo é primordialmente refletir sobre a construção de um olhar dentro da fotografia de documentação enquanto "linguagem de comunicação"





Sem comentários: