Resumo: Toda
representação visual mediática cuja temática trata de um aspecto problemático
qualquer da realidade do mundo social tem como objectivo, declarado ou não,
politizar seu espectador. Essa politização contribui para reforçar ou
transformar a forma de percepção da realidade representada. A formalização
estética adoptada pelo fotógrafo Sebastião Salgado para construir suas
enunciações visuais faz emergir o debate sobre a questão das “boas” e “más”
formas de politização do espectador de imagens, e dos efeitos sociais
produzidos por essas. No presente artigo discutiremos sobre a proposição de
politização da fotografia de Salgado, sobre o tipo de politização a que ela se
opõe, e sobre a visão do mundo que ela visa a promover.
Palavras-chave: fotografia;
Sebastião Salgado; politização da imagem.
Possuindo pontos de confluência nas minhas observações, não deixa contudo de possuir pontos de divergência e novos pontos de observação.
Espero que traga aos que o lerem, a satisfação que em mim provocou e o estimulo para uma cuidada e uma observação atenta à leitura da imagem fotográfica, quer em Salgado quer noutros autores.
Aqui fica o endereço para o documento
Boa leitura
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