Figuras da Luz
Uma Leitura Estética da Metafísica de São Boaventura
Filipa Maria Oliveira de Almeida Afonso
DOUTORAMENTO EM FILOSOFIA (Filosofia Medieval)
Tese orientada pela Professora Doutora Maria Leonor Xavier e pelo Professor Doutor Carlos João Correia
Resumo
Da luz que sumamente se difunde à resplandecência que reverte o sentido descendente da iluminação e a reconduz à sua origem luzente, desenha Boaventura um círculo luminoso no qual se coordena e ritma toda a sua metafísica. Com efeito, a partir da semântica da luz, traça o autor do século XIII um mapa conceptual coeso e fecundo, capaz de congregar numa unidade estruturante e de diferenciar nas suas especificidades as três regiões ônticas que se concertam na sua mundividência: Deus, o homem e o mundo. Nestas três instâncias entrever-se-á, então, não apenas uma hierarquia perfeitamente estratificada, segundo distintas expressões de luz, mas ainda um dinamismo omnipresente que as abraça e inter-relaciona, e que bem se deixa pensar à luz da vigorosa actividade inerente à natureza luminosa. Se, pela luz, o universo bonaventuriano se acende num dinamismo vital que alinha as criaturas com o Criador e, no Criador, as três pessoas da Trindade entre si (que estão sendo postas, também elas, por um dinamismo luminoso), pela beleza se elucidará a estrutura que desse dinamismo resulta. Porque, desde logo, a actividade da luz desdobra a unidade do princípio luzente numa certa dualidade de princípio e principiado, a beleza vem assinalar, de entre a pluralidade que a actividade da luz faz emergir, a sua unidade como sobrevivência e rastro do princípio no principiado, como esplendor, portanto, do Pai no Filho e do Filho em toda a criação. Assim, quando a beleza vier, sob a pena do Doutor Seráfico, precisar-se na ideia de uma proporção entre partes, ou na ideia de um sentimento subjectivo, é ainda nesse conceito matricial de beleza que ela se deixará subsumir.
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3745/1/ulsd60892_td_Filipa_Afonso.pdf
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