segunda-feira, 18 de julho de 2011

FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA


Discutindo a imagem fotográfica
Annateresa Fabris

O observar da Fotografia Contemporânea estende-se hoje por um período de alterações profundas do próprio discurso fotográfico. Se nos anos sessenta estávamos perante alterações sociais (Maio de 68, guerra do Vietname, música POP, mini-saia) que influenciavam fortemente o olhar sobre um Mundo em transformação, a última década tem na mudança técnica registada, (o aparecimento do digital) a razão de força de alteração do discurso fotográfico. A vulgarização do acessório que se torna objecto de consumo, em ligação directa com as redes sociais é por si só elemento que vai influenciar o olhar sobre as transformações que se dão na sociedade em geral. São essas transformações que influenciam a representação fotográfica e que se tornam razão para uma análise que Annateresa Fabris exprime a dado passo do seu trabalho.

"A simulação numérica, de fato, engendra uma nova dimensão do real, que Edmond Couchot denomina “um analogon purificado e transformado pelo cálculo”, por ser diferente da cópia, da representação e da duplicação. Esse analogon tem um modo de existência paradoxal: apresenta uma aparência perceptível, faz parte do real, mas é totalmente constituído por cálculos, distinguindo-se por isso do real. O universo da imagem numérica comporta duas maneiras distintas de configuração visual."

Mas é a fotografia da última metade do século XX que serve de suporte ao trabalho que nos apresenta e que eu aqui vos proponho.

http://www.fotografiacontemporanea.com.br/artigos/17/3F61ED2FA5BF4CC7B4279EDBD79DC6EA.pdf

Sem comentários: